top of page

Saiba como remover um conteúdo ofensivo, postado em rede social ou portal de notícias.


Após a popularizações das redes sociais, muitas empresas utilizam esta ferramente para vender produtos, oferecer serviços e até mesmo contratar funcionários.


Já foi noticiado, por diversos portais, que empresas utilizam as redes sociais para fazer um "filtro" nos candidatos, quando ocorre uma "competição" por determinada vaga de emprego.


Qualquer tipo de postagem negativa sobre você, localizada por uma empresa, pode ser o divisor entre ser contratado ou continuar desempregado.


Por outro lado;


A reputação de uma empresa é o principal diferencial, hoje, no mercado. A busca por informações, por parte dos consumidores, nas rede sociais, acontece de forma diária. Uma reclamação por um consumidor insatisfeito é o suficiente para uma diminuição significativa em suas vendas. O pior mesmo é quando o consumidor não tem razão. Não importa. O mercado não está preocupado com quem tem ou não razão. A imagem da empresa já foi afetada.


A boa notícia é que existe uma solução para os dois casos retratados -> A remoção do conteúdo postado, para que seja resguardado o direito à honra e à reputação, respetivamente.


De acordo com o Marco Civil da Internet (legislação que regula a internet no Brasil), somente após uma ordem judicial específica é que a aplicação de internet (rede social ou site) tem o dever de remover a publicação solicitada pelo ofendido.


Muitas destas postagens acontece de forma anonima. É utilizado um "perfil fake" para ofender ou denegrir a imagem de quem sofre o prejuízo.


É importante ressaltar que existem meios para que se identifique a real identidade através deste perfil falso. Isso porque o mesmo Marco Civil da Internet obriga as aplicações de internet e os provedores de conexão (vivo, tim, claro) a manter os dados de acesso armazenados por um determinado período. Mas seja rápido! O prazo é de 6 meses para aplicações e 1 ano para provedores. Após, talvez não seja possível localizar o responsável.


Passou por uma situação parecida? Procure um profissional para solucionar o seu problema.


Conhece alguém que precisa ler esta postagem? Envie o link.



fonte:






0 comentário
bottom of page