top of page

Fraudes em leilões de carros online crescem de forma exponencial.

O número de vítimas cresce a cada dia. Saiba o que fazer.






Sempre são atrativos. Leilões - online ou presenciais - são uma excelente alternativa para quem quer conseguir o tão sonhado carro, pagando um valor bem abaixo da tabela. Principalmente neste período de pandemia e o isolamento social, muitas pessoas buscaram essa alternativa - pela internet - para adquirir um novo veículo.


Sabendo disso, criminosos tem aproveitado para aplicar golpes em consumidores que buscam essas supostas paginas de leilões pela internet. E são muitas. o Sindicato dos Leiloeiros informou, recentemente, que no estado de São Paulo existem mais de 400 páginas de falsos leilões ativas. A maioria dessas paginas são "clones" de paginas verdadeiras. Vamos explicar como esses criminosos atuam.


Eles acessam uma pagina verdadeira de leilões e copiam todo o conteúdo; selos de autenticidade, informações sobre o leiloeiro, termos de arrematação dentre outros. O consumidor é ludibriado e acredita estar realmente dando um "lance" em um leilão verdadeiro.


Após arrematar o tão sonhado veículo, os criminosos apresentam os dados para pagamento do lance vencedor. Normalmente a empresa possui CNPJ, todas as informações do veículo são verdadeiras após a consulta. Tudo parece estar perfeito, até o "suposto pátio" dos veículos parece estar regularizado, pelo sistema do Google é possível ver um estacionamento cheio de veículos.


O pagamento é realizado.


O consumidor recebe a data e hora para retirar o seu novo veículo. Empolgado, chega no local apresentado para buscar o carro de seus sonhos. É aí que ele se da conta que caiu em um golpe.


Normalmente o local é um pátio de uma locadora de veículos, ou até mesmo um pátio da Prefeitura.


E agora? O que fazer?


A primeira coisa a se fazer é lavrar um boletim de ocorrência. Informe tudo que aconteceu. Passe os dados bancários, telefones, e-mails e mensagens. Tudo que possuir poderá ajudar na investigação.



É importante agir rápido.



Mas como se proteger deste tipo de golpe?


O primeiro passo é sempre desconfiar de ofertas muito abaixo do valor de mercado. Por exemplo; um veículo com valor de mercado em R$ 80.000,00, dificilmente ele será vendido por valores abaixo de R$ 60.000,00. Se encontrar uma oferta como essa, desconfie.


Procure informações sobre o leiloeiro. A Junta Comercial do Estado de São Paulo disponibiliza, em seu site oficial, a lista de leiloeiros cadastrados e que estão autorizados a realizar esse tipo de trabalho.


Busque informações sobre a suposta empresa. Utilize as ferramentas que você possui em mãos. Sites de buscas, redes sociais, portais de reclamações; tudo é bem vindo antes de efetuar a transferência dos valores.


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato para qualquer tipo de esclarecimento.


fontes:





0 comentário
bottom of page